Apresentação

A XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco se distingue pela oportunidade que o público universitário tem em participar de diversos eventos institucionais simultâneos dividindo experiências e trocando ideias durante sua execução. Neste ano a XVI JEPEX 2016 ocorrerá nas dependências do CEGOE (Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola) na Universidade Federal Rural de Pernambudo na Sede em Dois Irmãos, e também nas Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho(UACSA), de Garanhuns (UAG) e de Serra Talhada (UAST).

Com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino (PREG), Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e de Assuntos de Extensão (PRAE), a JEPEX agrega tradicionalmente os seguintes eventos: Congresso de Iniciação à Docência (CONID), Encontro do Programa de Educação Tutorial (EPET), Congresso de Iniciação Acadêmica (CONBIA), Congresso de Iniciação Científica (CIC), Simpósio de Pós-Graduação (SIMPÓS), Congresso de Iniciação Científica – Ensino Médio (CIC-EM), Congresso de Iniciação em Tecnologia e Inovação (CITI), Congresso de Extensão (CONEX), Seminário dos Egressos (SEMEG). A JEPEX conta também com a participação de órgãos suplementares da UFRPE, como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o CODAI (Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), além da CAME (Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos).

Sobre os eventos vinculados sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, o CONID se destaca como um evento dedicado a atividades de docência durante a graduação, principalmente por meio das monitorias, onde são relatadas as experiências didáticas vivenciadas durante o período de atividade docente. Igualmente o EPET é um evento que divulga atividades desenvolvidas em equipe, realizadas ou coordenadas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial, ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu)/ MEC, tanto da UFRPE como de outras Instituições de Ensino Superior do Estado Pernambucano.

Para os eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o CIC é direcionado para a divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE) e ao Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE). Neste evento ocorre também a divulgaçãode trabalhos conduzidos por alunos Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq (IC/CNPq), dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (IC/INCT-CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE (PIBIC/FACEPE/CNPq), sob orientação de professores de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco e do Nordeste. Também o SIMPÓS que divulga as principais pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação “Stricto” e “Lato Sensu” pelos discentes e docentes dos diferentes Programas da Instituição. Acrescento que esse evento é igualmente aberto a pesquisadores de outras regiões. O evento CIC-EM, com apresentação dos resultados de pesquisa dos alunos de Ensino Médio vinculados ao programa de Iniciação Científica–EM (PIBIC-EM/CNPq/UFRPE), onde o objetivo é atrair um público amplo e diferenciado, buscando a interação de alunos do ensino médio integrantes do Programa com o ambiente universitário. E por fim o CITI, que objetiva realizar apresentações de resultados passíveis de divulgação, respeitando os termos de confidencialidade próprios do PIBITI, esse evento ilustra as iniciativas de Inovação Tecnológica da UFRPE permitindo congregar docentes e discentes, além da possível atração de empresas para o desenvolvimento de parcerias.

E para os eventos promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos de Extensão o CONEX expõe os resultados obtidos pelos alunos de graduação no âmbito da extensão universitária, incentivando novas atividades que promovam a educação contínua e o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento gerado na academia. E nesse ano teremos também o evento focado nos Direitos Humanos onde se pretende divulgar ações da Universidade embasadas em atividades que ressaltem a liberdade de pensamento, a expressão, e a igualdade perante a lei.

A JEPEX também promoverá sob a coordenação da Coordenação de Acompanhamento e Monitoramento de Egressos o evento SEMEG, onde os egressos e profissionais falarão sobre a relação existente entre academia e o mercado de trabalho, bem como o despertar universitário da trajetória acadêmica.

Neste ano o CODAI participará na JEPEX promovendo um Espaço de Diálogo com foco na Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas oportunidades e desafios no contexto atual e contará com as contribuições de educadores com atuação no ensino básico, técnico e tecnológico e ensino superior através de debates e discussões com os participantes do evento. Uma novidade para a edição deste ano do JEPEX serão os minicursos nas áreas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica que acontecerão nas instalações do CODAI.

A XVI JEPEX 2016 também participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é realizada sob a coordenação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

É esperado que a XVI JEPEX 2016 atinja um grande público com característica multidisciplinar através de Mesas-Redondas, Seminários, Minicursos, Palestras além das apresentações de trabalhos em forma de pôster ou oral. Contando com temas específicos dentro dos eventos integrantes nas distintas áreas do conhecimento com um público flutuante estimado em cerca de 2500 pessoas, sendo desta forma considerado o maior evento da Universidade Federal Rural de Pernambuco com ação conjunto nos três pilares da Educação Superior: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Prof. Alex Souza Moraes
Presidente – XVI JEPEX 2016

2016 © Todos os direitos reservados à JEPEX.
Adaltech