Sejam bem-vindos a XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da Unidade Acadêmica de Garanhuns. De hoje até quinta-feira (08 a 10 de dezembro de 2015), serão apreciadas temáticas interligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

A JEPEX é considerada o maior evento da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e este ano, na UAG, conta com 6 palestras, 5 oficinas, 3 apresentações orais de trabalhos premiados e exposições de 279 pôsteres. Todas estas atividades estão distribuídas no período da manhã, tarde e noite do dia 09 de dezembro; manhã e tarde do dia 10 de dezembro. Confira nossa programação no site da UAG ou JEPEX (o momento reservado para apresentação de pôster das 17h00 as 19h00 - 10/12/15, foi cancelado).

Convidamos a todos a participarem da abertura do evento, dia 09 de dezembro as 08h00 da manhã - Auditório II da UAG, assim como do encerramento da Jornada, no mesmo local, as 17h00 do dia 10 de dezembro, onde ocorrerá a premiação dos melhores trabalhos.

É importante destacar que ainda há possibilidade para inscrições como ouvinte na JEPEX e participante das oficinas (ver as opções no site da UAG e JEPEX ou diretamente com os monitores JEPEX UAG). Elas poderão ser realizadas no momento do credenciamento (Hall do Prédio Administrativo) ou durante as atividades (Sala de Apoio do Prédio III da UAG – térreo).

Reforçamos que o credenciamento ocorrerá no Hall do Prédio Administrativo da UAG, a partir das 14h00 do dia 08 de dezembro de 2015, onde haverá uma equipe pronta para atendê-los.
Aproveitemos esse momento para celebrarmos o conhecimento e contribuirmos a igualdade social. Satisfação em tê-los conosco!

Estaremos sempre à disposição.
Cordialmente,
Comissão Organizadora JEPEX UAG - 2015
Prof. Maria Betania de Queiroz Rolim, Coordenadora JEPEX UAG – 2015.


Confira os horários das apresentações dos trabalhos na UAG:



Especificamente para a UAST, todos os trabalhos em pôsteres deverão seguir o modelo disponibilizado
pela comissão [clique aqui].

Para apresentação dos trabalhos e publicação nos anais, é necessário a quitação do boleto bancário até o dia 23.11.2015.

Mensagem do Presidente


A XV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (XV JEPEX) será realizada no período de 01 a 03 de dezembro de 2015, nas dependências da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, em Recife (Sede), Garanhuns (UAG), Serra Talhada (UAST) e Cabo de Santo Agostinho (UACSA). Tradicionalmente, a referida Jornada agrega distintos eventos, que nesta edição, serão vinculados: XXV Congresso de Iniciação Científica (CIC); XVI Simpósio de Pós-Graduação (SIMPÓS); XV Congresso de Iniciação à Docência (CONID); XV Congresso de Extensão (CONEX); XIII Encontro do Programa de Educação Tutorial (EPET), o V Congresso de Iniciação em Tecnologia e Inovação (CITI), o IV Congresso de Iniciação Científica – Ensino Médio (CIC-EM), III Seminário dos Egressos (SEMEG) e o I Congresso de Iniciação Acadêmica (CONBIA).

O XXV CIC refere-se a um evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, direcionado para a divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFRPE) e ao Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC/UFRPE). Neste evento ocorre também a divulgação de trabalhos conduzidos por alunos Bolsistas de Iniciação Científica do CNPq (IC/CNPq), dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (IC/INCT-CNPq) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da FACEPE (PIBIC/FACEPE/CNPq), sob orientação de professores de Instituições de Ensino Superior de Pernambuco e do Nordeste.

O XVI SIMPÓS, também promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, objetiva divulgar as principais pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação “Stricto” e “Lato Sensu” pelos discentes e docentes dos diferentes Programas da Instituição.Vale ressaltar que o evento é igualmente aberto a pesquisadores de outras regiões.

Vale ressaltar que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação organizará mais um congresso sob sua coordenação, o IV CIC-EM, com apresentação dos resultados de pesquisa dos alunos de Ensino Médio vinculados ao programa de Iniciação Científica–EM (PIBIC-EM/CNPq/UFRPE). O objetivo é atrair um público amplo e diferenciado, buscando a interação de alunos do ensino médio integrantes do Programa com o ambiente universitário.

Para exposição dos resultados obtidos pelos alunos de graduação no âmbito da extensão universitária, incentivando novas atividades que promovam a educação contínua e o desenvolvimento comunitário, a interação sociocultural e a disseminação do conhecimento gerado na academia, a Pró-Reitoria de Atividades de Extensão promoverá o XV CONEX.

O Núcleo de Iniciação à Tecnologia e Inovação (NITI) coordenará o V CITI, que objetiva realizar apresentações de resultados passíveis de divulgação, respeitando os termos de confidencialidade próprios do PIBITI. O V CITI ilustrará as iniciativas de Inovação Tecnológica da UFRPE permitindo congregar docentes e discentes, além da possível atração de empresas para o desenvolvimento de parcerias.

Nesta edição da JEPEX, a CAME/UFRPE promoverá o III Seminário dos Egressos (SEMEG) cuja temática será “Educação Empreendedora na Formação Acadêmica”. No III SEMEG, egressos e profissionais ligados ao tema falarão sobre a relação existente entre academia e o mercado de trabalho, bem como o despertar universitário da trajetória acadêmica.

O XIII EPET é um evento que divulga atividades desenvolvidas em equipe, realizadas ou coordenadas pelos grupos do Programa de Educação Tutorial, ligado à Secretaria de Educação Superior (SESu)/ MEC, tanto da UFRPE como de outras Instituições de Ensino Superior do Estado Pernambucano.

Na Programação da XV Jornada, ainda, estão incluídas palestras, Seminários e Mesas-Redondas de interesse ao público de cada um dos eventos, além de diversos Minicursos nas distintas áreas do conhecimento, sendo esperado um público flutuante de 2500 pessoas.

Desta forma, evidencia-se que a JEPEX destaca-se como o maior evento da UFRPE com ação conjunta de três Pró-Reitorias da Instituição, congregando os três segmentos da Universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão).